Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Filosofia da UFES

Linhas de pesquisa

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Filosofia as seguintes temáticas como linhas de pesquisa e seus respectivos objetivos:

Ciência e Tecnologia
Analisar e refletir sobre relação entre a ciência, tecnologia na sociedade contemporânea à luz da produção teórica da tradição filosófica da Teoria Crítica da sociedade em diálogo com campo da educação.

Educação, Filosofia e Diversidade Cultural
Trata da relação entre as teorias e práticas educacionais, em diálogo com filosofia e os estudos relativos à cultura e à diversidade cultural. O escopo é ampliar esse diálogo, cuja tradição já é bastante conhecida no ambiente filosófico e educacional, e que nas últimas décadas tem havido demanda considerável em torno da temática "Diversidade Cultural". Outro objetivo é mapear e dialogar com as diferentes perspectivas teóricas que tem tratado dessa temática.

Filosofia na Ciência e Educação
Estudos e pesquisas no âmbito da relação entre a Filosofia da Ciência e a Educação.

Teoria Crítica e Cinema
Analisar a produção cinematográfica, a partir da Teoria Crítica da Sociedade. Compreender os processos formativos da estética narrativa hegemônica na produção cinematográfica e propor leitura/intervenção a contrapelo dessa perspectiva. Resgatar propostas vinculadas ao cinema "impuro" (ou ao "anti-cinema") e dialogar com as diversas tradições teóricas relacionadas à estética do cinema, tendo na mediação a Teoria Crítica da Sociedade.

Teoria Crítica, Estética e Educação
Enfrentar os desafios sociais/acadêmicos relacionandos à formação dos sentidos (estética) no âmbito da educação contemporânea, tendo por fundamento a Teoria Crítica da Sociedade, da Escola de Frankfurt. Estudar os clássicos da teoria estética em diálogo com Teoria Crítica da Sociedade.

Teoria Crítica, Ética e Educação
Fundamentar, por meio da Teoria Crítica da Sociedade, estudos e pesquisas sobre a relação entre ética e educação.

Teoria Crítica, Filosofia e Ciências Humanas
O escopo é fundamentar teoricamente a práxis social/acadêmica, por meio da Teoria Crítica da Sociedade em diálogo com a tradição filosófica e as ciências humanas.

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